sábado, 24 de setembro de 2011

Como reagir a um atentado em que sejam utilizadas armas de fogo de tiro tenso

Muito bom dia amigos, hoje vou falar-vos sobre como poderão reagir se se virem envolvidos num ataque em que sejam utilizadas armas de fogo de tiro tenso num local público e aberto. O exemplo mais recente que vos posso dar é o do atentado realizado na Noruega em que o atirador utilizou uma espingarda de assalto. Nas armas de fogo de tiro tenso podemos incluir as pistolas, revolveres, espingardas de caça, espingardas de assalto, pistolas-metrelhadora, metrelhadoras ligeiras entre outras.
Antes demais deve ficar a saber o seguinte, o caso de um atentado é bastante diferente de um assalto à mão armada, neste caso o agressor tem o seu objectivo bem definido, que será causar o máximo de danos possíveis. Deve também saber que o ser humano demora entre dois a três segundos a adquirir um alvo em movimento, pois esse será o tempo disponível que você terá para se deslocar. Também deverá ficar a saber que as cores vivas atraem a atenção para si, pelo que em caso de um ataque se deverá livrar delas.
Podemos agora continuar, o contacto com o atirador ou atiradores poderá ser feito de duas formas, contacto visual e contacto sonoro, no primeiro caso você verá o atirador, no segundo caso ouvirá os disparos realizados pelo mesmo. No contacto visual, quando você avistar o agressor armado deverá reduzir ao máximo a sua silhueta e deslocar-se o mais rápido possível para um local que lhe conceda protecção, a esse local vamos chamar de Máscara, o seu deslocamento nunca deverá durar mais de dois segundos e também não deverá virar as suas costas para o atirador, quando atingir a máscara deverá instalar perpendicularmente à direcção do atirador e não deixar partes expostas do corpo, a posição ideal será deitado junto ao solo ou então com um dos joelhos no solo. No caso do contacto sonoro, quando ouvir o disparo você se deverá deitar de imediato junto ao solo com o ventre para baixo, e de seguida deverá localizar o atirador, se no redor de dois a três metros tiver uma máscara deverá rastejar até ela senão vai executar um lanço em passo de corrida com a silhueta reduzida até uma máscara. Em ambos os casos se a máscara mais próxima estiver a uma distância em que lhe demore mais de dois segundos a percorrer deverá instalar junto ao solo e executar outro lanço.
Características de uma boa máscara: a máscara deverá conceder-lhe protecção contra os projécteis disparados pela arma do atirador, por isso deverá ter em atenção a espessura e o tipo de material que compõe a máscara, na pior das hipóteses a máscara deverá conceder-lhe protecção das vistas e nesse caso deverá instalar junto ao solo.
Muito bem, já está instalado, o que se seguirá? O atirador ou atiradores continuarão a avançar e  você deverá romper o contacto com o atirador ou seja, deverá sair do local  progredindo por lanços de máscara em máscara até estar fora do alcance das armas dos atiradores. E como o fará?
Antes de abandonar a sua protecção e executar o próximo lanço de dois segundos deverá espreitar por fora da máscara sem expor em demasia o seu corpo e procurar a localização dos agressores. De seguida deverá fazer para si esta perguntas: PARA ONDE? COMO? E QUANDO?
Para onde? É  pergunta que faz a si próprio para saber qual será a próxima máscara para onde irá, quando decidir não poderão existir dúvidas.
Como? É a forma como se irá deslocar e por onde se irá deslocar.
E quando? É o momento em que você executará o lanço, neste caso terá que observar o atirador e aproveitar um momento de distracção ou então quando ele estiver a recarregar a sua arma. 
Quando estiver fora do alcance do atirador deverá tomar um itinerário desenfiado e afastar-se o mais possível do local, um itinerário desenfiado será um itinerário que lhe conceda protecção das vistas e por isso nunca deverá utilizar caminhos ou estradas.
Após estar um local seguro deverá alertar as autoridades competentes caso elas ainda não estejam no local.
Poderá também usar muros de alvenaria como protecção para se deslocar mas tenha em atenção que nunca deverá observar por cima de um muro mas sim pelos lados e sempre junto ao solo, esta técnica de observação também se aplica a esquinas e portas.
Se trouxer consigo um familiar seu leve-o sempre consigo e antes de executar qualquer acção explique-lhe o que irá fazer.
Em breve continuaremos,
um grande abraço a todos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário