sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Dirty Bombs

Bom dia amigos, hoje venho-vos falar sobre as dirty bombs, desta feita e fugindo à área do biológico e químico mas não fugindo completamente porque continuarei dentro do NBQ e hoje abordarei a parte Nuclear do tema.
Mas afinal o que é uma Dirty Bomb? Também conhecida por Radiological Dispersal Device (RDD), combina explosivos convencionais, como a dinamite, com materiais radioactivos como as varas de combustível dos reactores nucleares ou os radionuclídeos e isótopos encontrados nos hospitais.
Os principais danos são causados pela explosão e não pela exposição à radiação, porventura poderão surgir sintomas de envenenamento radiológico tais como vómitos, diarreia, fraqueza, irritação da pele e queimaduras, cansaço, desidratação, queda de cabelo, feridas abertas na pele, boca e no tracto intestinal, sangramento nasal, vomitar sangue entre outros.
Resposta de emergência: abandonar a área do atentado o mais rápido possivel de preferência contra o vento; cobrir as vias respiratórias com tecido molhado de preferência, isto ainda no local ; procurar um abrigo sem janelas; antes de procurar as autoridades competentes para descontaminação retirar a roupa e tomar um duche e se possivel usar sabão; procurar as entidades competentes para se proceder à descontaminação e evitar usar transportes públicos para evitar o contágio a terceiros. 
O tratamento será através de iodato de potássio se houver iodo radioativo presente.
O risco de morte por radioactividade é reduzido já se a victima estiver perto da Dirty Bomb o risco de morte pela explosão é elevado.
E por hoje é tudo, em breve voltarei com um novo tema, um grande abraço a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário